quinta-feira

Natal



E eu que sou a maior apaixonada por Natal que existe já ando aqui a fazer uns planos para os tão esperados dias de Dezembro passados em bandas de calor tropical :) 

Vejamos...

... árvore tem que haver...
... luzinhas... montes de luzinhas.... 
... um jantar ou um almoço bem especial...
... e quem sabe uma conferência por skype com as pessoinhas do ventrículo esquerdo!

Em Portugal o almoço de 24 era com os tios e os primos todos. Não nos víamos o ano inteiro e por mais hipócrita que possa parecer a situação, o que é certo é que adorava estar ali com todos, vê-los, saber deles, conversar horas seguidas, ver os mais pequenos muito entusiasmados... Era um convívio do melhor! 

Continuando: o jantar de 24 era com a família mais chegada. Organizava uma coisa lá em casa: juntava as manas, tirava o workholic do pai do seu ambiente normal e tinha como braço direito a avó que me ajudava em tudo! Era das melhores noites do ano. Dia 25 era o dia de curtir as prendas, de ficar em família, comer os restos da noite anterior e à noite... Cinema com as manas!!!!!!!

Por isso, para além de toda a envoltura do Natal, das luzes, das decorações, da festa em si, da reunião familiar... Toda esta tradição valia por tudo.

E vocês? Como é que costuma ser o vosso Natal?

12 comentários:

  1. parecidíssimo com o teu xD dia 24 e jantarada com os pais + quem tiver disponivel nesse ano ( pk tenho varios tios atao os meus avos todos os anos mudam)

    dia 25 almoço :D

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro o Natal!! Desde que esteja com a família, é perfeito!

    ResponderEliminar
  3. este post cheira tanto a saudades por antecipação...

    ResponderEliminar
  4. Acho que ficou implícito depois do telefonema desesperado. LOL

    Fazes-me bem ;)

    ResponderEliminar
  5. Ora bem... Queria ver se este ano pelo menos uma árvore de Natal tinha em minha casa :D

    ResponderEliminar
  6. Árvore gigantesca montada já em Novembro (assim o Natal dura mais), casa decorada até nas casas de banho, odias 24 e 25 passados em familia, muita gente, muita comidinha boa e calórica, lareira acesa o tempo todo, casa completamente desarrumada pelos piolhitos da familia....enfim. De qualquer das formas o teu Natal apesar de diferente aposto que também será mjito especial Um dia vais olhar para esta experiência e vais-te sentir enriquecida.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Anocas, o teu Natal é um espectáculo. Adorei ler todos os pormenores. E adorava saber como é fazer parte de uma tradição assim.
    É que no meu caso, não tem mesmo nada a ver.
    Para começar nem sequer temos almoço de 24. Ou melhor, para começar talvez devesse referir que a família chegada é muito pequena. Muito mesmo.
    É sempre cá em casa. Aliás, se algum dia decidirmos não fazer nada, o Natal é cancelado. Mais ninguém se dá ao trabalho de receber quem quer que seja.
    É sempre um stress porque a minha mãe não aguenta bem a pressão (nem a falta dela), por isso há quase sempre porcaria. "lol"
    Já éramos poucos, como já disse, e agora ainda somos menos. Pais, avó, o meu tiozinho que vem de Itália, a minha tia e o meu primo (que não têm relação com o primeiro), uma tia e um primo da minha mãe que não têm mais família. Acho que é basicamente isto.
    Abrem-se as prendas no dia 24 e no dia 25 dá-se o almoço.
    Nada de especial, portanto.
    Mas já tivémos natais bem agitados. Chegámos a albergar imensas pessoas que não tinham com quem passar a ceia. Para além dos que te disse anteriormente, juntaram-se os meus avós que ainda eram vivos, a namorada do meu primo e os pais dela, chefe da minha mãe e a família dele (mais 3 pessoas) e um casal amigo da minha mãe. Tudo estranhissimo para quem está habituado a coisas pequeninas.
    E pronto, foi este o meu testamento. Está terrivelmente mal escrito. Desculpa.

    ResponderEliminar
  8. Querida Ana, sobre este assunto Natalício já conversámos, verdade? ;)

    ResponderEliminar
  9. Coisas de Nadia, é bom saber que há mais Natais mágicos :)

    Nokas, é realmente um factor muito importante.

    Candybabe, não acredito!!!! Tens mesmo que fazer! A tua princesinha não te puxa para essas aventuras natalícias!?

    Sofia, adorei!!!! Muito bom esse teu Natal. Estamos na mesma onda.

    Ana, testamento tal como eu gosto ;)
    Apesar de agora teres pouca gente espero que o tempo que essas poucas pessoinhas seja especial. É isso que vale a pena :)

    Turista, e não é que foi mesmo depois da nossa conversa que me inspirei para este post? ;)

    ResponderEliminar
  10. ana, passei uns quantos natais em terras tropicais, e não é a tradição a que estamos habituadas, mas acredita que tem as suas vantagens... houve um ano (há muitos anos atrás...) em que tivemos direito a almoço na praia, com um pai natal a chegar de barco carregadinho de presentes!...

    hoje em dia, o natal é passado em família, com a criançada toda na cama cedinho, e abertura de presentes no dia seguinte de manhã... às vezes muito cedo... o que deixa os adultos desnorteados.

    bjs!

    ResponderEliminar
  11. Ana, quando falei em minha casa, é na minha casa, não na dos meus pais que têm sempre algo, ou árvore ou presépio... A princesa em casa dela tem tudo e mais alguma coisa, pois a mãe dela adora o Natal :D

    ResponderEliminar
  12. Sempre foram cheios de gente, tios, primos, avós, pais e maninho. Há medida que o tempo vai passando as coisas vão arrefecendo, há menos gente, uns vão desaparecendo e outros já tem vidas paralelas que não premite passarmos todos juntos. São menos alegres menos confusos, sempre foi a minha epoca do ano favorita e agora começa a ser triste, mas não deixa de ser Natal :)

    ResponderEliminar