quinta-feira

Óbito

Nunca tinha ido a um óbito cá em Angola. Já tinha ouvido falar que demorava muitos dias, que as pessoas iam para casa da família e comiam e bebiam durante uma semana. Sempre pensei que estivesse bem longe do nosso círculo de amigos. Mas esta semana tive um. De uma pessoa amiga e muito importante para alguém de quem gosto muito.

É desgastante. Para todos... Mesmo para nós, que estávamos lá só para marcar presença, para ajudar no que fosse preciso, para dar um carinho, para ouvir o que quisessem dizer. É desgastante pois demora muito tempo. São dias de luto pesado, dias com a casa cheia. Não dá para chorar com a calma que é necessário, com a força precisa para "sair tudo". São dias em que se está preocupado com a quantidade de comida que se está a servir, com o ir comprar mais bebida pois no primeiro dia desapareceram as garrafas todas, com o receber as pessoas que ficam à espera de uma conversa, de atenção... Revoltou-me tanto esta experiência! Ver o sofrimento das pessoas a arrastar-se para poderem corresponder a uma tradição cultural que ninguém da família seguia. Só para não sofrerem represálias de amigos.

Enfim... Passou uma semana. Acho que agora, com a casa "vazia", com as pessoas certas à volta, vai dar para a família conseguir chorar o que tem a chorar e dar o passo em frente para iniciar uma nova fase da vida.

8 comentários:

  1. Bem que horror é muito tempo... deve ser super complicado chorar o luto numa situação dessas...

    kisses***

    ResponderEliminar
  2. Lamento muito que estejas a passar por essa situação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana, para nós é estranhíssimo esse ritual de uma semana de velório. Para os Africanos deve ser normal, pelo o que dizes.
    Eu não sei se aguentava, sinceramente.
    Um grande beijinho, para ti.

    ResponderEliminar
  4. Ai que cena estranhaaaa...não fazia ideia! :( Enfim estiveste onde e quando foi preciso e pronto já está. Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  5. A sério? Não fazia ideia que era assim, mais parece uma festa. Deve ser um sofrimento incrível para as pessoas próximas.

    ResponderEliminar
  6. Isso deve ser horrível...

    ResponderEliminar
  7. uma semana? tb é assim com os casamentos? ou só com os óbitos?
    acho desgastante enfim , para els absolutamente normal
    kis .=(

    ResponderEliminar
  8. Que horror!! Não sei se aguentava ...da forma como sou pensaria (como de pessoa de luto), f***-se querem comer vão comprar...era só o que faltava.Mesmo triste isso.

    ResponderEliminar