sexta-feira

:(


Eu trabalho na área da saúde como alguns já sabem. Em Portugal trabalhei em hospitais estatais e em clínicas, e em Angola comecei a trabalhar num hospital estatal onde a discrepância de condições era enorme. Já vi muita coisa! Então nas urgências vi verdadeiros filmes de terror. E sinceramente nada me faz grande confusão. Talvez quando encontro aqueles idosos bem fofinhos, que falam mais um bocadinho, sinto que eles me marcam de alguma forma, mas raramente chego a casa impressionada com alguma coisa que presenciei.

Pois bem, ontem fomos com o novo elemento da família ao veterinário (por falar na bichinha, já anda a fazer a porcaria no sítio certo! Nem acredito!!! Estou feliz! De um dia para o outro começou a portar-se como uma lady. Pressentiu que alguma coisa não ia correr bem caso continuasse a levar a sua avante).

E que sala de espera aquela! Foi horrível. Um verdadeiro filme de terror. Cães acabados de ter sido atropelados, um cão com um olho de fora cheio de sangue, outra cadelinha linda com contracções constantes porque tinha esgana... não havia um único cão sem marca de luta ou sem pelada. Todos com ar sofredor, todos com ar de abandonados e esquecidos.

Saí de lá triste, cheia de dor de cabeça e passei o resto do dia a dar mimos aos dois que tenho lá em casa. Ontem foram verdadeiros príncipe e princesa!

5 comentários:

  1. Desculpe a pergunta, mas podia dar-me a sua opinião sobre as consultas do viajante? Tenho lido e ouvido tanta coisa, devo ou não tomar os comprimidos recomendados para a malária?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Ai...até fiquei mal disposta!

    ResponderEliminar
  3. Não dá, pura e simplesmente não consigo imaginar!

    Acredito que tenhas conseguido suportar essa sala de espera devido à tua vocação profissional, porque eu, por exemplo, caíria para o lado!

    Que horror!!!

    **

    ResponderEliminar
  4. É terrível... Nesses países os animais ainda têm de ser mais duros para conseguirem sobreviver... Bolas... Mas fico mais abalada com o sofrimento dos animais... Não sei se é porque não podem dizer onde dói...
    No ano passado por esta altura tive de abater o meu banquito... Depois de meses de curativos (era eu que os fazia... chorei tanto)...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, respondendo à sua pergunta sobre a consulta do viajante: acho que são muito úteis. Dão boas orientações e prescrevem alguns medicamentos (como antibióticos e antidiarréicos) que podem vir a ser-lhe úteis por estas bandas.

    Relativamente aos comprimidos para prevenir a malária, se vem por um longo período acho que pode passar "bem" sem eles, mas se vem por um curto período (cerca de 1 mês ou menos) deve tomar os comprimidos. Não se esqueça da vacina contra a febre amarela que é obrigatória.

    Durante 6 anos vim passar férias a Angola. Nos 2 primeiros anos fiz prevenção da Malária, mas nos outros desisti. Os comprimidos têm alguns efeitos secundários que me aborreciam.

    O importante é saber avaliar os sintomas e mal surja algum deve fazer a "gota espessa". Se os sintomas surgirem já em Portugal aconselho-o a referir que esteve num país tropical logo na avaliação de primeira linha.

    Mas na consulta do viajante eles referem tudo isto.

    ResponderEliminar