domingo

:(

Tenho-me apercebido de alguns comentários jocosos e pretensiosos em relação aos portugueses e a Portugal que me deixam um pouco desconfortável. 

Acho que alguns angolanos não tem humildade no que diz respeito à ajuda que Angola tem dado a nível económico a Portugal e a todos os negócios e contractos que têm nascido entre os dois países sempre com um benefício monetário para Portugal e um benefício de posse para os Angolanos.

Comentários como "se não fosse Angola Portugal estava a pedir esmola", "é bom ver o virar da história e ver Angola a ficar por cima" (!!!!!!!), "vou passar o fim-de-semana à nossa colónia"... É desagradável. Muito desagradável!

Esta situação... esta crise... económica, de valores, de tudo... está a deixar-nos de ombros caídos, de costas curvadas, já mal conseguimos olhar em frente. Temos que tentar ultrapassar isto da melhor forma e mostrar a nossa fibra, do que é que somos feitos, as nossas raízes de conquistadores do mundo. Uns longe, outros perto, uns melhor, outros pior... Vamos tentar dar os passinhos todos até chegarmos a terra segura, chão firme! Acham que vamos conseguir?

12 comentários:

  1. Isso é ressabianço e, sobretudo, complexo de inferioridade.

    ResponderEliminar
  2. Triste muito triste!
    Mal sabem eles.....

    Efim.

    Baci*

    ResponderEliminar
  3. sinceramente minha querida acho que não, o português acha sempre que o vizinho é melhor e que aqui é tudo mau. É verdade que vivemos uma grande crise, e que fomos entalados à grande pelo nossos governantes, mas muita gente esquece-se que também viveu acima das possibilidades durante muito tempo e por isso também contribuiu para isto, mas esses são os primeiros a falar mal, a atirar a primeira pedra e a só bajular o que vem de fora. Temos um país lindo, um tempo maravilhoso e uma gastronomia poderosa, mas infelizmente também há muita gente com uma mente pequenina pequenina:-(

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente Portugal está nas bocas do mundo e toda a gente tem a atitude do deita abaixo , até mesmo quem devia baixar a cabeça fazendo vénia a portugal
    kis .=)

    ResponderEliminar
  5. A culpa é, também, dos Angolanos. Pois se eles se roubam, descaradamente uns aos outros, como queriam que o tuga não o fizesse?!

    ResponderEliminar
  6. Amiga claro que vamos conseguir, e esses comentários são para não ligar :) Bjos grandes

    ResponderEliminar
  7. Tenho a certeza que vamos conseguir!!!!
    Melhores dias virão, afinal a crise não nos é estranha :D
    Vamos dar a volta por cima*
    Jocas

    ResponderEliminar
  8. Querida Ana, também já li, algumas interjeições das que falas! E como a história é cíclica, nunca se sabe quando dá outra reviravolta! ;)

    ResponderEliminar
  9. Querida Ana, por agora, é só para dar ideias para as categorias! Força aí! :)

    ResponderEliminar
  10. E eles têm razão no que dizem, mas se não fossem os Portugueses e não só a ir para lá organizar aquilo, e a fazer daquilo o que já é e o que será, eles sozinhos teriam muita dificuldade em se erguer!

    ResponderEliminar
  11. A minha irmã diz, vezes sem conta, que eles são os verdadeiros racistas.

    ResponderEliminar
  12. É no que dá terem dinheiro... acham que só por terem economias em expansão já têm o Rei na barriga! Acontece o mesmo com muitos brasileiros que têm agora poder de compra. Encontrei uma série deles nos EUA e a arrogância e falta de educação era escandalosa (e eu morria sempre que alguém achava que eu era brasileira por falar português...).

    Na verdade esquecem-se que apesar de terem uma Economia em expansão não deixam de ser países terceiro-mundistas, bem ao contrário de Portugal. Luanda pode bem ser a cidade mais cara do Mundo, mas tem esse título sem ter condições mínimas (das quais tu nos vais pondo a par). Aliás, não é por acaso que para compras e para Saúde os angolanos rumam a Lisboa ou a Joanesburgo... É por estas e por outras que deviam ser mais humildes e perceber que ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar o nosso Portugal.

    PS - para concluir: dizem eles que se não fosse Angola, Portugal estaria a pedir esmola?!! Esqueceram-se dos milhões que nos devem...

    http://aeiou.expresso.pt/angola-divida-a-portugal-totaliza-104-mil-milhoes-de-euros-ministro-das-financas=f690941

    ResponderEliminar