quarta-feira

"Nunca mudei nada lá em casa!"

Admiro aqueles pais que dizem que não mudaram nada em casa por causa do bebé.

...

........

Admiro merda nenhuma! Não vou ser hipócrita!

IRRITAM-ME solenemente os pais que dizem que não mudaram nada em casa.

Como é que é possível?!?!?!?!

"Ah, porque eu digo/dizia não e o bebé  obedecia!"

Pois caros amigos... eu digo não... digo não não não e não! E estou sempre em cima! E não sou das que diz não mas depois quando está cansada deixa fazer. Não! Eu digo não! E não é não! E ele pode chorar, berrar, atirar-se para trás, fazer beicinho ou pedir com carinho, que o não é não!

Ah, e também já tentei a técnica: em vez de dizer "não faz isso" dizer "vamos fazer outra coisa" - vai-se lá perceber que há senhores psicólogos que acham que as criancinhas não podem (ou não devem) ouvir muitas vezes a palavra "não"!. Mas é igual!

Por isso, como o meu filho não pára quieto, parte televisões, perfumes, arranca os fios atrás da televisão e só gosta da gaveta das facas, a minha casa é toda uma nave anti-desastres com bebés.

Ainda tenho sofás, mas se ele continuar a trepá-los da forma silenciosa como tem feito ultimamente acho que os vou tirar também! É que ele trepa-os e fica à espera que olhemos para ele. Quando olhamos ri-se com aquela cara traquina e atira-se cá para baixo.

ATIRA-SE!!!! De repente! À toa! Sem cuidado!

Por isso os sofás têm os dias contados...

4 comentários:

  1. Já me ri com este teu post mas, de facto, sou uma dessas mães, que afirma que nunca tirou nada do sítio em casa. Tenho o motivo de ter estado desempregada, precisamente na idade em que ela se aventurava e queria mexer. Mas usei truques, para além de ter gasto a palavra "não".
    Por exemplo, em cada divisão, escolhi uma gaveta à sua altura (em pé) e deixava lá coisas dela de propósito para que quando fosse lá, abrisse aquela e ficasse entretida. Nas tomadas era problemático, porque aí, mesmo estando protegidas (e eram apenas as do quarto dela que tinham protectores), não a deixava sequer mexer, tirava-a de lá quantas vezes fossem precisas.
    A verdade é que é tudo uma questão de luta de poder, eles pensam que podem e nós, enquanto Pais e educadores, temos o dever de lhes mostrar o que podem ou não, na maioria das vezes pela insistência, se desistimos, eles avançam, sem medos.

    Desculpa se te irrito com o meu comentário que já vai longo mas continuo sem tirar nada do seu sítio. e houve vezes que a minha filha caiu, se magooou, nada sério, felizmente e valeu pela aprendizagem para não voltar a repetir.

    Boa sorte ;)

    Mimos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esmeralda, não me irritaste nada. Aliás agradeço a partilha. Experiência é coisa que falta por estes lados ;)

      Achei a ideia da "gaveta dos brinquedos" deliciosa e vou experimentar!!!!

      Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. Acabou-se o sossego ;)

    P.S. Beijinho*

    ResponderEliminar